Estamos nos aproximando da estação mais fria do ano e o clima começa a ficar mais ameno. Com a mudança de temperatura, em muitas pessoas, cresce a vontade de consumir chocolate.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) realizou uma pesquisa que constatou que 23% dos entrevistados consomem mais o produto durante o período mais frio.
Pensando bem… chocolate é bom a qualquer hora. Mas o bacana é que possui características nutricionais como os polifenóis, que aumentam a produção do conhecido hormônio da felicidade, a serotonina. Além dele, outro grande aliado é o aminoácido triptofano, que melhora o humor. Nos dias frios, nem todo mundo está tão feliz, não é?
E por que não combinar essa delícia com queijo e cervejas? A combinação de queijo com chocolate é um hábito que está virando moda entre grandes chefs e cozinheiros. Há quem ainda faça careta ao ver esses dois dividindo a mesa mas, acredite se puder, quando estão juntos no paladar, parece que nasceram um para o outro. O queijo com o chocolate formam uma excelente parceria, sendo necessário apenas saber harmonizar cada um, de acordo com suas características.
E engana-se quem pensa que cerveja combina apenas com carnes, frituras, queijos e outros aperitivos salgados. O chocolate entra na lista de tira-gostos e promete agradar os paladares mais exigentes. A harmonização do chocolate com cerveja traz novas possibilidades de sabor. As cervejas como as irlandesas e inglesas do estilo Stout ou Porter harmonizam perfeitamente com o chocolate.
Assim, quero deixar com vocês sugestões de como criar degustações espetaculares entre queijo com chocolate. As combinação com as cervejas deixo a cargo de vocês, que são bons entendedores do assunto. O que vale é usar a criatividade. Confira as dicas:
Chocolate meio amargo/ao leite – queijos com sabores mais ácidos, como os de cabra, ovelha e até o queijo da Canastra, são excelentes opções para os chocolates meio amargos e acompanham bem também os ao leite. Outra opção que combina com o chocolate meio amargo é o queijo de mofo branco. Você já deve ter experimentado por aí um Brie ou Camembert, então sabe que seus sabores delicados e marcantes são tudo que este chocolate precisa. Uma dica é complementar com morangos frescos para potencializar a degustação.
Chocolate amargo/puro cacau – os ilustres chocolates amargos, conhecidos pela sua personalidade forte, são amigos inseparáveis dos queijos azuis, incluindo o Gorgonzola ou Roquefort. Esta combinação dá certo graças aos aromas intensos que ficam ainda mais elevados na presença deste chocolate.
Trufas – as trufas não poderiam ficar de fora desta seleção. Juntos, estes dois formam um belo e saboroso casal. O mesmo vale para os chocolates caramelizados, sendo uma boa opção combiná-los com os queijos mais leves.
Fonte: Clube do Malte
Comentários