Um copo de leite alivia a azia?

Um copo de leite alivia a azia?

Um copo de leite alivia a azia?

O leite pode aliviar momentaneamente a azia, pois o seu pH alcalino ajuda a neutralizar o ácido estomacal. Porém, a azia vai voltar, porque o próprio leite ao ser digerido irá estimular a produção de mais suco gástrico. Já a água parece ter mais um efeito psicológico, porque não possui nenhuma propriedade capaz de diminuir a acidez do estômago.

Durante a digestão, o estômago produz suco gástrico, que é bastante ácido. O estômago possui uma camada protetora contra essa acidez, mas o esôfago não. A azia e a queimação ocorrem quando o suco gástrico sobe para o esôfago (refluxo), que não possui proteção contra o ácido estomacal.

Ao beber o leite, que muitas vezes é ingerido gelado, ele passa pelo local que está sendo agredido pelo ácido e alivia momentaneamente a azia. Porém, ao iniciar o processo digestivo do leite, o estômago volta a produzir ácido, o que pode se tornar um círculo vicioso. Quanto mais leite a pessoa beber, mais suco gástrico será produzido, maior será o refluxo e mais azia ela irá ter.

A solução para acabar com a azia é diminuir a produção de suco gástrico. Para isso, é necessário tomar medicamentos bloqueadores de ácido estomacal, que necessitam de prescrição médica, ou ingerir bebidas ácidas em pequenas quantidades, como suco de laranja ou limão, sem açúcar.

Apesar de parecer sem sentido, as bebidas ácidas ajudam a aliviar a azia justamente pela sua acidez, que “engana” o estômago, informando que já tem ácido suficiente dentro do órgão. Assim, o estômago diminui a produção de suco gástrico, porque ácido não precisa de mais ácido para ser digerido.

Porém, isso vale para as azias pontuais. As bebidas ácidas não aliviam a queimação decorrente das gastrites.

Para maiores informações sobre as formas eficazes de aliviar e prevenir a azia, consulte um médico clínico geral, médico de família ou gastroenterologista.

Fonte: Médico Responde

Compartilhe!

Comentários