A fermentação do iogurte promove a produção das chamadas bactérias boas, também conhecidas por probióticos que contribuem para a manutenção de uma boa saúde intestinal, e de pré-bióticos, que alimentam essas bactérias boas – promovendo assim o ótimo funcionamento do sistema imunitário.
E hoje em dia, são muitos os especialistas que creem que se deve ingerir pelo menos um iogurte por dia, se possível dois, sobretudo antes das principais refeições.
A sugestão parte de um estudo norte-americano que apurou que as mulheres que consumiam iogurtes previamente às refeições com alto teor de gordura ou de hidratos de carbono apresentavam níveis menores de inflamação na corrente sanguínea e menos açúcar no sangue, comparativamente às que não ingeriam aquele alimento.
“Comer um iogurte antes da refeição é uma maneira fácil e acessível de melhorar o metabolismo e de reduzir o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas”, explicaram os investigadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
A ingestão de apenas um iogurte pode aliviar os sintomas de alergias, contribuir para a manutenção de ossos fortes e até reduzir o risco de ataque cardíaco. Pode ajudar ainda a perder peso e a prevenir o desenvolvimento de infeções.
E surpreendentemente, de acordo com aquela pesquisa, quanto mais elevado for o teor de gordura do iogurte melhor. “Este alimento é um ‘monstro’ alimentar, um peso pesado da nutrição, fornecendo cerca de um terço das necessidades diárias de iodo e de cálcio, e 15% de proteína, semelhante aos valores de um ovo cozido”, referiram os académicos.
Mais ainda, aquele alimento fornece ao organismo 30% do requerimento diário de fósforo, necessário à manutenção de dentes e ossos saudáveis, cerca de um quinto da dose recomendada de vitamina B12 (responsável por libertar a energia da comida) e de potássio (que promove uma pressão sanguínea saudável).
Fonte: Notícias ao Minuto
Comentários